quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Minha história

Sempre fui cheinha, pois minha família carrega o lema "Comer muito para ficar saudável". Felizmente hoje sei que quantidade não é qualidade.

Por volta dos 15 anos, a fase de começar a ir a festas, cinemas e etc me despertou a vaidade, o interesse por moda, estética e tudo mais. O que eu não tinha era uma imagem corporal exata de mim mesma. Ou seja, via uma roupa P e achava que daria em mim!!! Enquanto isso as comilanças continuavam, comia de tudo, era uma mistura feeeeia, feijão com arroz e BISCOITO MAISENA!!!

Aos 16, comecei a vestir as roupas sérias e fechadas da minha mãe com a desculpa de que seriam mais confortáveis. Fui adepta também dos casacos jeans, pois me sentia mais a vontade. Mas ainda assim não tinha noção do quanto estava acima do peso, não me sentia tão incomodada com isso.

Até que às vésperas do Natal de 2005, saí com minha mãe para comprar roupas novas para o fim de ano. Adorava as roupas das vitrines, me imaginava nelas perfeitamente assim como as minhas amigas, mas quando vestia é que vinha a frustração. Foram horas de entra-e-sai de loja em loja e no fim já não queria comprar mais nada. Todas aquelas calças jeans lindas que nem sequer passavam pela minha coxa, todas as blusinhas lindas da moda que ficavam apertando as minhas banhas, sem falar nos vestidos de alcinha que mostravam meus enormes braços. Estava arrasada. Naquele momento, tive a real consciência do meu corpo, a minha imagem corporal mudou completamente. ERA HORA DE MUDAR.

Então, numa quinta-feira (dia bem atípico para começo de dieta), iniciei a minha transformação. O primeiro passo foi a pesagem, tinha que medir o tamanho do estrago que tinha feito a mim mesma: 85 kg para 1,65m de altura. Pesquisando em sites de nutrição e comprando revistas de saúde e dietas, montei meu próprio cardápio a base de cereais integrais, saladas, desnatados e frutas. Não queria nenhuma dieta maluca daquelas da usp ou do leite, nem nenhum tipo de remédio, pois sabia que não era saudável. Entrei de cabeça nesse mundo light, verde e desconhecido até então para mim. Aprendi a dizer NÃO à minha família. Nesse começo até recusei convites de almoços, festas e etc. ERA TEMPO DE ME DEDICAR A MIM. Sentia-me fraca, pois minha última refeição do dia era uma maçã às 18 hrs. Dormia para não comer. Como era período de férias, tudo foi mais fácil. Comecei a praticar a caminhada todos os dias. Passei pelas festas de fim de ano sem saber o que era um panetone ou peru de Natal. Era restrição totallll!

Enfim, ao final de Fevereiro lá estava eu com meus sonhados 70kg! Que vitória! Tinha me libertado dos 2 litros de Kwat por final de semana! Tinha uma pele incrível. Comprava calças tamanho 42!! Elogios vindos de todos os lados “que exemplo de perseverança”. Mas ainda tinha um longo caminho pela frente, a parte mais difícil.

2006 foi meu ano de pré-vestibulanda, a determinação de deixar aqueles quilos para trás foi a mesma para estudar. No decorrer do ano tive problemas com pedras na vesícula tendo que fazer cirurgia para removê-la. Nessa época alcancei o meu menor peso: 66 kg. Daí em diante foram muitas conquistas nos estudos: passei em todos os vestibulares que fiz, inclusive na federal e na estadual da capital, ganhei 2 concursos de poesia com publicação em coletâneas. Mas a alimentação nunca mais foi a mesma.

Meu cardápio está composto tanto de coisas lights e integrais quanto de coisas engordativas. Não tenho nenhum tipo de controle como antes, é a maldita compulsão: vendo um filme como tudo que há na geladeira, milhões de biscoitos, sorvete, 2 iorgute desnatados. E o pior: tenho um namorado e quando saímos nos fins de semana é semmmpre para comer e ele sempre diz “ah não tem problema comer salada a semana inteira e no fim de semana comer um BIG MAC”. Pode até ser, mas só para quem tem equilíbrio isso dá certo. Se eu como errado no fim de semana, durante a semana eu me desesquilibro também, pois acho que não vai adiantar. Só sei fazer dieta com restrição!!!!!!!

O verão está aí, quero terminar esse processo longo, dar adeus a esses quilos extras de uma vez e entrar com pé direito em 2008!!!!!
Para isso criei esse blog, para contar com o apoio de vocês que será muito importante nessa minha nova fase. Sempre que pensar em comer compulsivamente vou vir aqui postar nem que seja uma poesia(adoro escrever).
Bom.. é isso meus caros!
Até segunda!

3 comentários:

Clinnes Nutrição e Estética disse...

Oi Anita! Obrigada por visitar meu blog Saúde e Qualidade de Vida.
Espero que você consiga realizar sua meta e pode contar com minha ajuda no que precisar!
Boa Sorte!
Beijos,
Daniela Abrahão

Anônimo disse...

Olá querida seja bem vinda aos amigos virtuais mas com amor e carinho real, olha o blog tb só me ajudou pois ví casos de pessoas maravilhosas que conseguiram e nós tb vamos tenha sempre um pensamento positivo e alegre-se por cada graminha perdida...muito sucesso pra vc....beijos

Andréa Wolff disse...

Oi Ana:
Legal vc ter me visitado!
Pode contar comigo. Adorei o que vc escreveu sobre "estranho mundo verde" - kkkkkkkkkk. Pelo que li vc tem perseverança, e isso já é a metade do caminho.
Vamos trocar figurinhas e desabafos, ok!
Bjus.